Ingredientes:
Sardinhas
Batatas
Pimentos vermelhos e verdes
Cebolas
Azeitonas
Azeite
Sal
Preparação:
*Tempere as sardinhas com sal a gosto.
*Coza as batatas em água e sal até ficarem tenras mas firmes. O tempo de cozedura depende do tamanho e da qualidade das batatas.
*Entretanto e com o grelhador ou pitoresco fogareiro já aceso, comece por grelhar os pimentos. Devem ficar com a pele queimada. De seguida e ainda quentes, colocam-se dentro de um saco plástico que se amarra e ficam assim até amornarem. O vapor que se cria dentro do saco vai fazer com que seja muito mais fácil pelar os pimentos.
*Comece a assar as sardinhas e uma das coisas mais importantes é não as assar demais. Na verdade devem assar apenas alguns minutos de cada lado. Devem ficar macias, gordurosas, a pingar e não secas. Assar sardinhas é toda uma aprendizagem que se faz aos poucos à custa de prática e, o melhor de tudo, muitas provas, para ver se estão no ponto. Tenha fatias de pão rústico prontas a servirem de "prato" e coma uma ou mais sardinhas acabadas de sair do grelhador, não há nada melhor!
*Com as sardinhas a acabarem de assar, pele os pimentos, sem os passar por água ou o sabor perde-se com a mesma. Tire-lhes as sementes e corte-os em tiras. Junte-lhes os sucos que se libertaram ao pelar, cebolas em rodelas e azeitonas. Tempere com sal, azeite e vinagre a gosto.
*Por fim componha os pratos com as batatas, as sardinhas, a salada de pimentos e um pedaço de broa. Regue tudo com azeite a gosto e sirva.
Sem comentários:
Enviar um comentário